Notícias

Uma gestão de amor e comprometimento

Entrevistamos o Sr. Herbert Carlos Lohmann, que esteve à frente da presidência da Comunidade Pella Bethânia durante às duas últimas gestões. Confira abaixo:
PN - Como o Sr. conheceu a instituição, e desde quando se envolve pela causa da Pella Bethânia?
Lohmann – Como criança já ouvia falar do Asilo Pella, através das coletas que eram feitas nas Comunidades. Em 1957, fui estudar em São Leopoldo, onde em 1959 também prestei serviço militar no 19º Regimento de Infantaria. Terminado o serviço militar passei alguns dias de férias na Pella Bethânia. Havia crianças muito carentes, mas amorosas. Encantei-me por elas, mas ainda sem envolvimento maior.
2- Desde quando participa da diretoria e quando e como veio a missão de estar à frente da instituição como presidente?
Lohmann – Se não me falha a memória, em 2010, o senhor Hanns Wolfgang Collischonn, então membro da diretoria, informou que me indicou como membro do Conselho Fiscal e que fora eleito. A partir deste momento integrei a diretoria. Em 2012, fui eleito vice-presidente; em 2014-2016 Presidente e reeleito presidente em 2016 a 2018. 
3- Como o Sr. avalia sua gestão e quais foram suas maiores conquistas a frente da direção da Pella Bethânia?
Lohmann – Assumir a presidência da diretoria de uma instituição centenária como a da Pella Bethânia, exige, em primeiro lugar comprometimento e amor. Nunca desejei marcar minha passagem com grandes projetos ou destaques pessoais. Com a diretoria e componentes da Coordenação formamos uma grande e eficiente equipe de trabalho.
Como presidente, procurei manter-me informado de todo o trabalho e das necessidades da Pella Bethânia, também sobre seus problemas. Mantive encontros semanais com a coordenação, para discutir o andamento do trabalho, dos processos jurídicos, das angústias vividas em momentos de carestia financeira, enfim, para discutirmos tomadas de decisão. Todavia todas as decisões aconteceram com a aprovação desta equipe, diga-se de passagem, muito eficiente. 
As maiores conquistas que alcançamos, foi o trabalho em equipe, também entre funcionários comprome-tidos com a Pella Bethânia.  A elaboração de um Plano Estratégico para quatro anos, coordenado pelo senhor Weslley W. Cavalheiro, Assessor de Gestão do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI), exatamente num período difícil da história brasileira, com fortes reflexos em nossa Instituição. Ainda, com a colaboração da Doutora Elizete de Azevedo Kreutz da UNIVATES, aprofundou-se estudos sobre “Comuni-cação Estratégica & Branding”, com a criação de um slogan e marca com alta visibilidade no mercado, também financeiro. Em seguida, iniciou-se a reestruturação de todas as atividades da Pella Bethânia, que culminou com a criação do Setor de Relacionamento Social abrangendo a captação de recursos e comunicação, além da elaboração de um Regimento Interno, determinando as atividades de cada Setor, elaborado com a participação de toda a Comunidade Pella Bethânia. Buscamos Captadores de recursos financeiros, abrindo perspectivas animadoras para a sustentabilidade da Instituição. Esta é uma pequena amostra do grande trabalho da equipe Pella Bethânia, da qual participamos como diretoria.
4- Quais os desafios da nova diretoria que assume a instituição em julho/18?
Lohmann – Creio que os desafios sempre continuam e podem variar de acordo com épocas, exigências legais, constantes na legislação brasileira. Todavia, a Associação Beneficente Pella Bethânia, desde o ano de sua fundação veio crescendo, com isso também suas necessidades para a sustentabilidade.  
Como instituição beneficente depende de doações, tanto do poder público, quanto de instituições jurídicas e de pessoas físicas que se dispõem a doar parte de seu tempo e de seu dinheiro. Desejamos que a nova diretoria continue o trabalho iniciado há 125 anos, com dedicação e muito amor.
5- Quais os seus aprendizados como presidente e associado da instituição?
Lohmann – Aqui vivemos o amor diacônico, o amor da doação pessoal a pessoas necessitadas. Aprendi a amar pessoas com necessidades, como o Salvador ensinou nos Evangelhos de Marcos 12.31 e Mateus 22.39 - 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'. A mais, o amor impulsiona a um trabalho em equipe, onde todos se unem para o bem comum.
6- Demais considerações.
Lohmann – Desejo a todos os residentes da Comunidade Pella Bethânia ricas bênçãos de Deus. À nova diretoria, muita alegria no servir à Instituição e ao próximo e que Deus os ilumine sempre no servir e na busca constante da sustentabilidade. 
Um agradecimento muito especial à Joni Roloff Schneider, com quem iniciei a presidência e com quem trabalhamos sintonizados. Agradecimento ao eficiente trabalho e à exemplar dedicação da Pastora Ana Paula Genehr e a sua auxiliar mais direta, dona Priscila da Cunha, através da qual agradeço a todos/as os/as demais responsáveis por setores pela eficiência de seu trabalho.