You are currently viewing Acessibilidade: van facilitará mobilidade externa de residentes da Pella Bethânia
Veículo adaptado trará mais conforto e praticidade

Acessibilidade: van facilitará mobilidade externa de residentes da Pella Bethânia

Veículo foi adquirido por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e oferecerá mais conforto aos residentes e às residentes da instituição ao se deslocar a outros locais no município e região

O transporte de residentes para atividades externas ficará mais prático, acessível e confortável a partir de agora na Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari. Isso, porque a instituição adquiriu, com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), uma van adaptada com capacidade para transportar até 10 pessoas, mais o motorista.

O veículo, entregue na semana passada, facilitará o transporte dos residentes e das residentes às aulas de natação e hidroginástica, que são oferecidas pelo mesmo projeto executado pelo Pronas/PCD, além de consultas médicas e outras necessidades externas. Futuramente, quando a pandemia estiver sob controle, a van também poderá ser utilizada em outras ações, como passeios.

A van Iveco Daily 45-170 foi adaptada e tem capacidade para transportar, além do motorista,  até 10 passageiros, sendo três lugares específicos para cadeirantes. Os demais passageiros podem ser acomodados em poltronas individuais. Além disso, o veículo foi adaptado com um elevador para facilitar o ingresso dos cadeirantes, não havendo a necessidade de sair da cadeira de rodas.

Veículo adaptado trará mais conforto e praticidade

A aquisição da van foi possível graças à doação de empresas por meio do Pronas/PCD, com o qual a instituição executa o projeto “Cuidar para Vida Digna”. A iniciativa ainda contempla oficinas de pilates, os jogos educativos e academia, realizadas dentro da instituição, na localidade de Fazenda Lengler; e natação e hidroginástica, que ocorrem em local específico para as atividades no Bairro Loteamento Figueira, também em Taquari.

Dentre as empresas que apostaram e acreditaram no projeto executado pela Pella Bethânia estão: Randon, Crown Embalagens, Dorf Ketal, Sabemi Seguradora, Sabemi Intermediadora, Master Sonda, Heraeus, Marilan, Zaffari, Mor, Premium Tabacos, Fios e Cia, Hotelar Hotel (Charrua Hotel), Cirúrgica Santa Cruz, DRS Distribuidora, Transportadora Gottems, Florestal Alimentos, Dufrio, Dickow Alimentos e Lojas Benoit.

 Conforme o coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, a aquisição do veículo vai ao encontro do propósito da instituição, em oferecer, cada vez mais, um atendimento de excelência às pessoas acolhidas. “Estamos oferecendo qualidade de vida e uma vida digna às pessoas que acolhemos, estimulando a sua autonomia e a alegria de viver. O sorriso de cada residente que participa das atividades nos faz ver que a decisão foi mais que acertada. Com a van, aprimoramos ainda mais este processo. Por isso, só temos a agradecer às empresas parceiras por acreditarem neste projeto”, sublinha.

Veículo adaptado trará mais conforto e praticidade

A van também gerará economia em combustível e manutenção dos veículos menores da Pella Bethânia. Isto porque, para as atividades de natação e hidroginástica, por exemplo, eram necessárias várias viagens diárias de ida e volta entre a instituição e o local das oficinas, o que pode ser reduzido pela metade com o veículo coletivo.

Cabe ressaltar que o Pronas/PCD já resultou em investimentos de mobilidade na Pella Bethânia no ano passado por meio de outro projeto executado pelo programa. Na ocasião, a instituição adquiriu um veículo elétrico adaptado, facilitando o transporte interno de residentes. O veículo, que é carinhosamente chamado de “carrinho da televisão” pelos residentes e pelas residentes, foi adquirido com recursos destinados pelo Grupo CPFL e Lojas Lebes ao programa.

Veículo adquirido ano passado facilita mobilidade interna de residentes

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer