Pella Notícia

Assembleias com residentes promovem a participação ativa e a interação social

Encontro com o serviço social da instituição e a coordenação do residencial oportuniza a construção coletiva de soluções em cada casa-lar, em que os residentes são estimulados a expor suas sugestões e demandas

As assembleias são um importante espaço de comunicação e para opinar, apresentar demandas e construir, coletivamente, soluções para uma vida em comunidade mais harmoniosa. Na Comunidade Pella Bethânia, em Taquari, não é diferente. As pessoas acolhidas pela instituição são estimuladas, por meio de assembleias, a sugerir melhorias e expor suas necessidades para sua qualidade de vida e o bem coletivo.

O encontro entre os residentes, o serviço social da instituição e a coordenação do residencial ocorrem quadrimestralmente. Como encontros em cada casa-lar, as assembleias iniciaram na semana passada e foram finalizadas nesta quarta-feira, dia 26 de maio. Na ocasião, a assistente social da Pella Bethânia, Eliane Gonçalves, e a coordenadora do residencial, Luciane Moraes, reforçaram os cuidados com a pandemia, as rotinas do dia a dia, regras de convivência, os cuidados e atenção às particularidades de cada residente, além de informações gerais.

Assembleias oportunizam a participação e interação dos residentes (CRÉDITOS DA FOTO: Édson Luís Schaeffer)

Em seguida, os residentes tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões, demandas e situações do dia a dia, sempre visando sua qualidade de vida, o bem-estar pessoal e o bem coletivo. Os residentes ainda tiveram a oportunidade de debater as demandas coletivas. Todos os apontamentos feitos foram anotados, para que, na medida do possível, sejam solucionados ou implantados.

Iloni Schünemann, residente do Lar Maria Haetinger, está há cerca de um mês na Comunidade Pella Bethânia e teve a oportunidade de participar ativamente da assembléia em sua casa-lar. “É muito bom a gente ter este espaço para se expressar, colocar as nossas sugestões e demandas. Não tenho queixas, sou muito bem cuidada aqui. Mas saber que temos este espaço de participar nas decisões do lar é muito bom e importante”, enalteceu no final da assembléia.

Iloni Schünemann participou ativamente da assembleia no Lar Maria Haetinger (CRÉDITOS DA FOTO: Édson Luís Schaeffer)

E é justamente a participação ativa dos residentes que se visa estimular nas assembleias, conforme observa a assistente social Eliane Gonçalves. “As assembleias são importantes para promover a interação através da participação social, fazendo com que as pessoas permaneçam ativas e integradas aos assuntos, decisões e informações importantes para o bom funcionamento das atividades diárias desenvolvidas na Comunidade Pella Bethânia”, frisa.

Eliane ainda acrescenta que as assembleias têm trazido inúmeros benefícios, além de estimular a vida em comunidade. “Eles participam ativamente, expondo suas opiniões e solicitações em relação aos assuntos referentes ao cotidiano. Percebemos que estes momentos de práticas de diálogos proporcionam, através da troca de informações e orientações, importantes reflexões para o bem estar e para o bom convívio diário”, avalia.

As assembleias integram o projeto Convivendo e Aprendendo com Alegria, desenvolvido pela Pella Bethânia por meio de recursos doados por meio da declaração do Imposto de Renda ao Fundo Municipal do Idoso de Taquari. Aliás, dia 31 de maio é o prazo final para as declarações do Imposto de Renda. Se a declaração for no modelo completo, é possível fazer a doação ao Fundo Municipal do Idoso de Taquari durante o ato da declaração e, assim, ajudar a multiplicar mais de 160 sorrisos na Comunidade Pella Bethânia.

Assembleias oportunizam a participação e interação dos residentes (CRÉDITOS DA FOTO: Édson Luís Schaeffer)

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Acompanhe

Newsletter