A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 28 de agosto, será marcada por diversas atividades de reflexão entre as pessoas acolhidas pela Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari. A reflexão sobre o tema ocorrerá nas diversas oficinas oferecidas, nas ações previstas pelo Conselho Municipal de Assistência Social, bem como em atividades especiais, com destaque para a Balada e a Caminhada da Inclusão.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como tema “Conectar e somar para construir a inclusão”. A temática vai ao encontro do trabalho executado pela instituição, em garantir os direitos das pessoas acolhidas, oferecendo vida digna e qualidade de vida.
Um dos pontos altos da programação ocorre no dia 23, às 14h, na Pella Bethânia. É a Balada da Inclusão, que gera grande expectativa por parte dos residentes, que envolve decoração especial confeccionada pelas pessoas acolhidas nas oficinas pedagógicas e terapêuticas, bem como looks de festa. Uma iniciativa que envolve todos os setores da instituição, visto que este ano pós-pandemia será possível receber convidados da comunidade.
No dia 24, às 13h, ocorre mais uma iniciativa importante, desta vez na Rua Sete de Setembro, no Centro de Taquari. É a Caminhada da Inclusão, que mobiliza diversas entidades, incluindo residentes da Pella Bethânia. A saída ocorre junto ao Supermercado Ávila, na esquina com a Rua Albino Pinto, e segue pela Rua Sete de Setembro até a área coberta junto à Praça da Bandeira, proximidades da Lagoa Armênia.
Já as demais atividades internas da Pella Bethânia contemplam: no dia 22, Roda de Conversa com a equipe multiprofissional e residentes; e dia 26, às 15h, culto especial alusiva à semana na Igreja da Gratidão, localizada dentro da Pella Bethânia.
Mas, a instituição também estará representada nas demais atividades realizadas pelo município, sendo elas: dia 21, às 19h, palestra de abertura com Thiago Linck, no Teatro São João; dia 25, pela manhã, Olimpíadas Esportivas da APAE, no Parque Nardy Farias Alvim; e dia 28, às 19h, palestra com Liane “Mãe Conheira”, sobre a história de vida da Carol no uso de canabis, no Teatro São João.
Conforme a psicóloga da Pella Bethânia, Katia Azeredo, na instituição são executados diariamente projetos e ações voltadas para as pessoas com deficiência. “Desde o seu surgimento, há 130 anos, a Pella Bethânia tem em sua essência oferecer amparo e vida digna às pessoas idosas e, também, com deficiência, e isto envolve todo um trabalho de atendimento e dedicação da equipe multiprofissional para que de fato eles tenham seus direitos garantidos e possam ser parte integrante de uma sociedade. Quando se sentem, de fato, inseridos e inseridas, é visível a superação e a alegria de viver”, coloca.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer