A Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari, ofereceu a seus residentes atividades diferenciadas entre os dias 22 e 31 de janeiro. Por meio do Projeto Verão, executado durante o recesso das atividades pedagógicas, a instituição oportunizou momentos de integração, diversão, alegria e estímulo à autonomia.
A iniciativa foi coordenada pela professora Carla Oliveira e contou com o apoio do professor de Teatro, Bruno Marques, dos educadores físicos Fabiana Kroth e Augusto Zimmermann, além de demais colaboradores do Centro de Convivência, cozinha, infraestrutura e equipe multiprofissional. As atividades ocorreram sempre durante o turno da tarde e exploram diversas potencialidades.
A programação começou no dia 22, com jogos educativos e, como destaque, a arena inflável, que permitiu inúmeras brincadeiras na espuma, tanto para os residentes mais novos quanto para os idosos em frente ao Centro de Convivência. E para quem não pode entrar na arena, pode tomar banho de espuma da mesma forma.
No dia 23, as atividades se concentraram no caramanchão com jogos lúdicos e, em especial, na cancha de bocha. Momento em que os residentes mais idosos puderam ensinar e repassar dicas e técnicas do jogo de bocha aos mais novos.
No dia 24, a gincana aquática oportunizou a integração dos residentes no Centro de Convivência. No dia seguinte, houve o momento cinema, com direito à pipoca. No dia 26, foi a vez dos residentes mostrarem seu talento por meio da oficina de teatro e improvisação. Na segunda-feira, dia 29, os residentes participaram da gincana musical, em que tiveram que adivinhar a música e os cantores das músicas que eram tocadas. Momento que finalizou com picolé caseiro produzido pela cozinha da instituição.
Já na terça-feira, dia 30, a equipe do Projeto Verão, especialmente caracterizada, realizou a Caravana Artística, pela qual passou em cada uma das sete casas lares, levando brincadeiras, música e dança, como forma de atingir o maior número de residentes, especialmente os que têm dificuldade em locomoção ou acamados. E, por fim, na quarta-feira, dia 31, foi realizado o bingo perfumado junto ao Centro de Convivência.
Segundo a professora Carla Oliveira, diante da boa adesão ao projeto no passado, optou-se em reeditar a iniciativa. “Percebemos que os residentes estavam ansiosos para a edição deste ano do Projeto Verão. Durante o ano, eles já participam das atividades pedagógicas e das demais oficinas. Por isso, no período do recesso, pensamos nestas atividades diferenciadas, o que igualmente teve boa adesão”, observou.
Carla ainda destacou os benefícios das atividades oferecidas. “São opções diferenciadas de lazer e diversão, que também contribuem para o desenvolvimento cognitivo e social. Estimulamos a autonomia, a concentração, a expressão, a desenvoltura e a integração entre os residentes. Estamos muito felizes com os resultados alcançados”, pontuou.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer