O ser humano, ao longo dos anos, devido ao avanço da tecnologia e da medicina, vivencia uma grande conquista para a história da humanidade, ou seja, o prolongamento do tempo de vida. O aumento da perspectiva de vida das pessoas é um fenômeno mundial, provocando uma grande demanda para diversos setores da sociedade como, por exemplo, aspectos voltados a políticas públicas, saúde, previdência social, assistência social e outros.
A Comunidade Pella Bethânia entende que a pessoa idosa não pode ser definida só pelo aspecto cronológico, pois outras condições, tais como físicas, funcionais, mentais e de saúde, podem influenciar diretamente na determinação de quem seja a pessoa idosa.
Segundo as normas da ANVISA para funcionamento das ILPIs-Instituição de Longa Permanência, a definição de grau de dependência passa pela necessidade de ajuda à pessoa idosa em suas necessidades básicas:
Grau de dependência I – idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda.
Grau de dependência II – dependência parcial, idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, como alimentação, mobilidade, higiene, mas sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
Grau de dependência III – dependência total, idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária, e/ou com comprometimento cognitivo. (BRASIL, RDC nº 283 , de 26 de setembro de 2015) BRASIL. Resolução – RDC nº 283, de 26 de setembro de 2005. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2014. Disponível em: Biblioteca Virtual em Saúde. Acesso em: 19 fev. 2017.
A Comunidade Pella Bethânia têm sido um espaço de acolhimento, cuidado, qualidade de vida e uma alternativa significativa aos familiares que se preocupam com a qualidade de vida que irá proporcionar a seu familiar idoso. Acreditamos ainda que é uma ótima alternativa à pessoa idosa que opta pela instituição, fazendo dela o seu lar.