Pella Notícia

Assembleia evidencia os 130 anos da Pella Bethânia

Assembleia teve momentos alusivos aos 130 anos (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

A Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari, reuniu no sábado, dia 26 de novembro, seus associados em momento festivo alusivo aos 130 anos da instituição. Embora que o formato tenha sido em caráter de assembleia, os 130 anos, comemorados no dia 19 de novembro, também estiveram em evidência junto ao auditório da instituição.

A assembleia iniciou com a Pella Bethânia mostrando um pouco de sua essência, por meio da exposição Colcha de Retalhos, coordenada pela arteterapeuta Maria Elaine Rosa Martins; da apresentação de dança dos residentes sob orientação do professor de Teatro Bruno Marques; das canções entoadas pelos residentes sob coordenação do professor de Música Thales Nogueira Kisner, incluindo uma música de autoria do próprio professor em homenagem à instituição; e pela explanação do projeto pedagógico da instituição feita pela professora Carla Oliveira.

Apresentação também contemplou a música (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Durante a assembleia, o presidente da Associação Beneficente Pella Bethânia, Romério Schrammel, reforçou a importância dos associados na construção da história da instituição. “As decisões tomadas pelos associados ao longo dos 130 anos deram os rumos para que pudéssemos chegar ao patamar que estamos hoje. Muitas decisões não foram fáceis, mas hoje continuamos a manter viva a essência do trabalho iniciado por Michael Haetinger”, afirmou.

O coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, da mesma forma enalteceu o papel dos associados. “A Pella Bethânia comemora 130 anos e vocês têm papel fundamental nesta história. Não são todas as instituições que comemoram 130 anos, sendo que somos a instituição de longa permanência mais antiga do Brasil em atividades. Isso demonstra a nossa credibilidade, o nosso profissionalismo e nosso jeito único e especial de acolher as pessoas”, frisou.

A assembleia ainda contou com deliberações sobre outros temas, como relatório de atividades, plano de trabalho para o próximo ano, que terá um dos focos a sustentabilidade, aprovação do ingresso da nova associada Márcia Scherer, aprovação do orçamento e assuntos de caráter geral. Ao final, os associados presentes receberam um brinde – uma caneca de fibra de coco – alusivo aos 130 anos, caminharam pelos lares e tiveram almoço de confraternização.

Assembleia teve momentos alusivos aos 130 anos (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

A assembleia encerrou a série de ações que ocorreram durante o mês de novembro alusivas à data de aniversário. No dia 5 de novembro, foi lançado o livro “Pella Bethânia 130 anos p uma história de amor ao próximo”, de autoria de Martin Dreher, e que pode ser adquirido na instituição, pelo WhatsApp (51) 99793-1187 ou pelo site https://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1257. Já no dia 19 de novembro, houve o plantio de 130 ipês-roxos doados pela cooperativa Certel ao longo da avenida interna que dá acesso à Pella Bethânia e almoço festivo entre residentes e colaboradores. Ao longo do mês, as oficinas oferecidas aos residentes também tiveram o foco nos 130 anos.

Desde 1892, a Pella Bethânia transforma vidas para melhor. Por meio do atendimento e acolhimento especializado, resgata em seus residentes e suas residentes a alegria de viver, além de oportunizar qualidade de vida e estimular a autonomia. Hoje, o legado iniciado há 130 anos pelo pastor itinerante Michael Haetinger segue norteando a missão da instituição por meio de profissionais capacitados e especializados. Acolhendo atualmente 140 pessoas idosas e pessoas com deficiência acima dos 18 anos, a Pella Bethânia é a instituição de longa permanência mais antigas do Brasil em atividade.

Apresentação dos residentes contou com dança (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)
Assembleia teve momentos alusivos aos 130 anos (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Acompanhe

Newsletter