Pella Notícia

Jornada oportuniza capacitação e integração dos trabalhadores da Pella Bethânia

Os dias 10 e 11 de outubro foram marcados por momentos de capacitação e integração entre os trabalhadores da Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari. A 3º Jornada de Capacitação e Integração da Equipe do Cuidado envolveu praticamente todos os trabalhadores da instituição, com o objetivo de qualificar ainda mais o trabalho executado em prol das 140 pessoas acolhidas.

Divididos em dois grupos, os trabalhadores assistiram às palestras e participaram de atividades lúdicas e recreativas, culminando com um piquenique de integração. Em razão do tempo, todas as atividades foram realizadas no auditório localizado junto à pousada da instituição.

Jornada foi voltada à equipe de cuidado, mas integrou todos os setores da instituição (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Em ambos os dias, a programação da manhã foi voltada à equipe de cuidado, contemplando cuidadores, higienizadores e enfermagem. A capacitação contemplou três palestras, sendo elas: “Aprimorando as equipes de trabalho”, com a psicóloga da instituição, Kátia Azeredo; “Amor e afeto na perda e no luto”, com a assistente de gestão da Pella Bethânia, pastora Ana Paula Genehr; e “Recomendações de cuidados com a pessoa idosa”, com a enfermeira Lorena Maria de Oliveira.

Já pela tarde, se somavam aos grupos os demais setores da instituição para as atividades de integração. Inicialmente, as profissionais de Educação Física Mauren Castro e Fabiana Kroth propiciaram um momento de ginástica laboral. Em seguida, o educador físico Bruno Costa e o responsável pela Comunicação da instituição, Édson Luís Schaeffer, coordenaram uma minigincana de integração, com atividades focadas no trabalho em equipe.

Ainda pela tarde, a professora Carla Oliveira estimulou a criatividade dos participantes, propondo às equipes da gincana a elaboração de um grito de guerra a partir de uma palavra pré-estabelecida, acompanhada de um elemento artístico, como dança ou teatro, e caracterização. As atividades da tarde culminaram com um piquenique de integração, com decoração organizada pela arteterapeuta Maria Elaine Rosa Martins e equipe do Centro de Convivência, com suporte da equipe de infraestrutura, e delícias preparadas pela equipe da cozinha. Ao final, a pastora da instituição, Mari Lutz, ministrou um momento de bênção e gratidão.

A coordenadora de Recursos Humanos da Pella Bethânia, Janaína Martin, ressalta que a Jornada de Capacitação e Integração, realizada anualmente, é um momento ímpar para a instituição. “É o momento em que cuidamos de quem cuida, ou seja, oportunizamos conhecimento e integração entre a equipe que tão bem cuida das pessoas que acolhemos. Também é o momento de dar uma pausa na rotina diária e, além do conhecimento, ter momentos de integração e diversão entre os colegas. Gratidão a todos que participaram e que tornaram esta jornada possível”, afirma.

O coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, pontua que a Jornada vai ao encontro do que o mercado de trabalho quer, isto é, profissionais capacitados. “A Jornada é um momento de preparação, formação e capacitação dos trabalhadores da Pella Bethânia. Essa capacitação não é somente importante para dentro da instituição, mas será sempre útil, independente do lugar que se for trabalhar. A Jornada é o aperfeiçoamento das habilidades, oportunizando o crescimento profissional e pessoal dos participantes”, sublinha.

Três palestras marcaram a manhã de capacitação (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)
Três palestras marcaram a manhã de capacitação (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)
Três palestras marcaram a manhã de capacitação (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)
Ginástica laboral abriu as atividades de integração (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)
Ginástica laboral abriu as atividades de integração (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)
Grito de guerra com dança ou teatro foi uma das atividades da tarde (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)
Grito de guerra com dança ou teatro foi uma das atividades da tarde (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)
Programação culminou com piquenique de integração (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)
Jornada foi marcada por momentos de capacitação e integração (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)
Gincana mobilizou os participantes (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)
Gincana mobilizou os participantes (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)
Gincana mobilizou os participantes (FOTO: Tainara Bastos Politta/divulgação)

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Acompanhe

Newsletter