Pella Notícia

O papel da espiritualidade na vida da pessoa idosa

Na Pella Bethânia, celebrações ocorrem semanalmente na igreja da instituição (Foto: Édson Luís Schaeffer)

A fé move a vida das pessoas. De uma ou de outra forma, ela está presente na vida de cada um, com mais ou menos intensidade. Seja para ter um amparo em um momento difícil, seja para agradecer algo de positivo que aconteceu em sua vida, a espiritualidade cumpre papel fundamental que acaba impactando na qualidade de vida das pessoas, em especial da pessoa idosa.

Na Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari, por exemplo, a espiritualidade está presente desde a sua fundação, em 19 de novembro de 1892. Iniciada pelo então pastor luterano itinerante Michael Haetinger, junto com outros pastores luteranos, a instituição tem vínculo confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e sempre teve a preocupação em fazer, além do cuidado e atenção integral, o acolhimento espiritual, refletindo diretamente na vida das pessoas acolhidas.

Hoje, o trabalho de acolhimento espiritual aos 150 residentes na Pella Bethânia é feito pela pastora Marli Lutz, por meio de celebrações de cultos semanais na igreja localizada dentro da instituição, seja por momentos de reflexão, canto e diaconia em cada uma das sete casas-lares ativas. Uma vez por mês, o pároco da Paróquia Católica São José de Taquari também celebra missa na instituição. “Por mais que tenhamos vínculo confessional com a IECLB, o acolhimento é ecumênico, respeitando a confessionalidade de cada pessoa”, observa a pastora.

Nesta linha, a pastora Marli Lutz observa que a espiritualidade tem papel fundamental na qualidade de vida da pessoa idosa. “A espiritualidade é a busca pessoal do significado e propósito da vida. Sendo assim, também inclui a relação com o semelhante, o pensamento racional, a natureza e o transcendente. Geralmente, as pessoas da terceira idade já passaram por muitos momentos difíceis na vida e perdas importantes. Portanto, a espiritualidade é uma forma de lidar com essas questões com maior tranquilidade. Essa fé contribui para que a pessoa idosa tenha uma experiência mais tranquila nessa fase da vida”, afirma.

Pastora Marli Lutz é responsável pelo acolhimento espiritual na Pella Bethânia (Foto: Édson Luís Schaeffer)

Outro papel importante da espiritualidade é a socialização da pessoa idosa. “Seja por meio das celebrações na igreja, seja pelos momentos lúdicos e de reflexão, oportunizamos o convívio social, unindo as pessoas e contribuindo para o senso de pertencimento. Isso acontece porque as pessoas tendem a se sentir mais acolhidas em um grupo. E no caso das pessoas idosas, essa questão é essencial, já que é comum a sensação de solidão, por mais que tenha o amparo de toda uma equipe técnica e de cuidado”, pontua Marli.

Pelo viés da psicologia, também há o entendimento da importância da espiritualidade na vida da pessoa idosa, conforme observa a psicóloga Katia Azeredo, que também atua na Pella Bethânia. “A espiritualidade se faz necessária e tem sua importância na vida da pessoa idosa, por ser um auxílio para a enfrentamento à situações adversas, como perda de autonomia, perda de saúde, luto de cônjuge, familiares e amigos, entre outras situações adaptacionais da vida. A espiritualidade proporciona amparo emocional, resiliência, esperança, bem-estar, e ainda, maior significado à vida. É um amparo emocional de suma importância”, frisa.

Em síntese, a espiritualidade, independente de confessionalidade religiosa, precisa estar presente, de uma forma ou de outra, na vida das pessoas, em especial às idosas. Assim como acontece na Pella Bethânia, em Taquari, a espiritualidade é o conforto no momento que precisa, mas também representa e reforça o sentimento de gratidão em momentos felizes. É a fé trazendo mais qualidade de vida e reforçando o quando vale a pena viver.

Momentos de espiritualidade são frequentes na Pella Bethânia, independente da confessionalidade religiosa (Foto: Édson Luís Schaeffer)

Créditos do texto: Édson Luís Schaeffer

Acompanhe

Newsletter