Pella Notícia

Pella Bethânia prepara programação alusiva aos 130 anos

Uma das entidades de acolhimento de pessoas idosas e/ou com deficiência mais antigas do Estado, a Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari, comemora, em novembro, 130 anos de amor e cuidado profissional ao próximo. Para marcar a data, uma série de atividades está prevista para ocorrer durante o próximo mês, evidenciando o trabalho executado pela instituição ao longo destes 130 anos. As ações ocorrem, principalmente, entre os dias 05 e 26 de novembro.

No dia 05 de novembro, às 14h, ocorre um dos pontos altos da programação. Na ocasião, ocorre o lançamento do livro “Pella Bethânia 130 anos: uma história de amor ao próximo”, evento que será realizado no auditório localizado junto à pousada da instituição, com a presença do autor, o historiador e pastor Martin Dreher. Livro este que é a 50ª publicação do autor.

Para o lançamento do livro, estão sendo convidados autoridades, representantes das comunidades e sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), patrocinadores e apoiadores da instituição, imprensa, além da comunidade em geral. É necessário confirmar presença até o dia 03 de novembro, pelo WhatsApp (51) 99793-1187. Na ocasião ainda, os participantes poderão conhecer internamente a instituição e momento festivo.

Lançamento do livro será um dos pontos altos da programação (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Já para o dia 09 de novembro, às 13h30min, também no auditório, está sendo preparado um momento com as prefeituras que possuem convênio com a Pella Bethânia, bem como para as famílias de residentes mantidos via parceria com os municípios. Na ocasião, haverá apresentação de vídeo comemorativo, exposição de trabalhos dos residentes, culminando com um passeio pela instituição e momento festivo.

No dia 19 de novembro, data oficial dos 130 anos da Pella Bethânia, está previsto um almoço festivo entre os trabalhadores da instituição. Já à tarde, serão plantadas 130 mudas de árvores pelos trabalhadores e residentes, mudas estas que foram doadas pela Cooperativa Certel, de Teutônia.

E no dia 26 de novembro, pela manhã, ocorre a assembleia festiva dos associados da Associação Beneficente Pella Bethânia, junto ao auditório. Na oportunidade, além de deliberarem assuntos que estarão em pauta, estão previstas várias surpresas aos associados da entidade.

Além destas atividades, também estão preparadas ações com as pessoas acolhidas durante todo o mês de novembro, culminando com o bolo de aniversário no dia 19 de novembro. As dezenas de oficinas ministradas semanalmente com os residentes também trabalharão a temática dos 130 anos.

Este ano, visando a preservação da saúde dos residentes neste momento pós pandemia, se optou em não fazer a tradicional festa de aniversário, que ocorre a cada cinco anos. “Mas não podemos deixar a data passar em branco. São poucas as instituições que executam este trabalho que chegam aos 130 anos. Uma história centenária, mas que mantém a sua essência desde 1892, oferecendo, por meio de profissionais capacitados, vida digna às pessoas que acolhe. E por isso, queremos comemorar esta data tão especial para nós”, pontua o coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke.

Desde 1892, a Pella Bethânia transforma vidas para melhor. Por meio do atendimento e acolhimento especializado, resgata em seus residentes e suas residentes a alegria de viver, além de oportunizar qualidade de vida e estimular a autonomia. Hoje, o legado iniciado há 130 anos segue norteando a missão da instituição por meio de profissionais capacitados e especializados. Acolhendo atualmente 140 pessoas idosas e pessoas com deficiência acima dos 18 anos, a Pella Bethânia é uma das instituições mais antigas do Estado em atividade.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Acompanhe

Newsletter