Pella Notícia

Balada da Inclusão marca Semana da Pessoa com Deficiência na Pella Bethânia

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 29 de agosto, está sendo marcada por diversas atividades de reflexão entre as pessoas acolhidas pela Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari. A reflexão sobre o tema está ocorrendo nas diversas oficinas oferecidas e teve o ponto alto na tarde de quarta-feira, dia 24, quando ocorreu a Balada da Inclusão, reunindo boa parte das 140 pessoas acolhidas pela instituição.

Nos dias que antecederam a balada, a expectativa já era grande entre os residentes. Enquanto alguns residentes preparavam a decoração para a festa nas oficinas pedagógicas e de Arteterapia, outros aproveitavam as dicas das aulas de teatro para ir preparando os seus looks, já que a balada era inspirada no movimento hippie e nos anos 70, 80 e 90. Todos os demais setores da instituição, como Serviço Social, Psicologia, Centro de Convivência, Infraestrutura e Lares, iam auxiliando na organização e acompanhamento.

E na quarta-feira, o tão esperado dia. O auditório localizado junto à pousada da instituição ganhou luzes coloridas, decoração especial e sonorização, com direito a acessórios para os participantes, frutas e drinks (sucos). Pouco a pouco os residentes de cada casa-lar iam chegando, contagiando o espaço com muita alegria. Cada residente, independente de suas limitações, teve a oportunidade de se divertir entre amigos e dançar ao som dos anos 70,80 e 90.

Balada da Inclusão marcou a Semana da Pessoa com Deficiência na Pella Bethânia (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Conforme o diretor geral da Pella Bethânia, Dério Milke, a proposta da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, foi oferecer atividades diferenciadas aos residentes. “Entendemos que a Balada da Inclusão vai ao encontro de todo o trabalho que executamos é uma forma de reforçar a garantia de direitos a aqueles que acolhemos”, pontua.

Milke ainda acrescenta que, na instituição, são executados diariamente projetos e ações voltadas para as pessoas com deficiência, abrangendo ainda as pessoas idosas acolhidas. “Desde o seu surgimento, há 130 anos, a Pella Bethânia tem em sua essência oferecer amparo e vida digna às pessoas idosas e, também, com deficiência, o que envolve todo um trabalho de motivação com profissionais capacitados para que eles e elas se sintam parte da sociedade que, infelizmente, muitas vezes ainda exclui. Quando se sentem, de fato, inseridos e inseridas, é visível a superação e a alegria de viver”, coloca.

Além da Balada da Inclusão, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ainda contempla um culto especial a ser ministrado pela pastora da Pella Bethânia, Marli Lutz, neste sábado, dia 27, às 15h, na Igreja da Gratidão, localizada dentro da instituição; e participação de residentes na Caminhada da Inclusão de Taquari, na segunda-feira, dia 29, às 13h, na Rua 7 de Setembro, Centro. Ao longo da semana, o tema também está sendo abordado nas diversas oficinas oferecidas às pessoas acolhidas.

Balada da Inclusão marcou a Semana da Pessoa com Deficiência na Pella Bethânia (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Projeto voltado às pessoas com deficiência

A Pella Bethânia executa, dentre as diversas iniciativas, um projeto voltado à qualidade de vida das pessoas acolhidas pela instituição, em especial à pessoas com deficiência, por meio de atividades voltada à prática de atividades físicas, como a natação, a hidroginástica, o pilates e a ampliação da oferta de jogos educativos e atividades na academia de ginástica.

As atividades integram o projeto “Cuidar para Vida Digna”, executado por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). A iniciativa é executada por meio de doações de empresas, inclusive do Vale do Taquari, destinadas para o programa.

Dentre as empresas que apostaram e acreditaram no projeto executado pela Pella Bethânia estão: Randon, Crown Embalagens, Dorf Ketal, Sabemi Seguradora, Sabemi Intermediadora, Master Sonda (Master Sonda Shopping e Master Supermercados), Heraeus, Marilan, Comercial Zaffari, Mor, Premium Tabacos, Fios e Cia, Hotelar Hotel (Charrua Hotel), Cirúrgica Santa Cruz, DRS Distribuidora, Transportadora Gottems, Florestal Alimentos, Dufrio, Dickow Alimentos e Lojas Benoit.

Balada da Inclusão marcou a Semana da Pessoa com Deficiência na Pella Bethânia (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)
Drinks a base de suco e frutas fizeram parte da tarde memorável (FOTO: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Acompanhe

Newsletter