Os dias 18 e 19 de outubro foram marcados por momentos de capacitação e integração entre os trabalhadores da Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari. A 4º Jornada de Capacitação e Integração da Equipe do Cuidado envolveu os trabalhadores de todos os setores da instituição, com o objetivo de qualificar ainda mais o trabalho executado em prol das 150 pessoas acolhidas.
Divididos em dois grupos, os trabalhadores assistiram às palestras e participaram de atividades lúdicas e recreativas, culminando com um lanche especial de integração. Todas as atividades foram realizadas no auditório localizado junto à pousada da instituição.
Em ambos os dias, a programação iniciou pela manhã com palestra da enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Taquari, Andreia Oliveira. Ela falou sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul, advertindo que o câncer de mama e o câncer de próstata são as principais causas de óbito entre homens e mulheres, só perdendo para o câncer de pele. “Por isso, é preciso conscientizar as pessoas sobre a prevenção. E a prevenção começa com a atividade física regular e a alimentação saudável”, ressaltou.
A enfermeira colocou a importância das mulheres fazerem, rotineiramente, o toque e dos homens fazerem o exame de sangue PSA. “Qualquer caroço ou algo anormal, procurem a enfermeira ou o clínico geral no posto de saúde, que dará o diagnóstico correto. Mulheres: se toquem, se conheçam. Homens: câncer de próstata é uma realidade, mas tem cura quando diagnosticado precocemente. Façam primeiro exame de sangue PSA, já vai indicar a necessidade de fazer ou não o exame de toque”, afirmou.
Em seguida, a equipe multidisciplinar, composta pela professora Carla Oliveira, professores de Educação Física Fabiana Kroth e Augusto Zimmermann, professor de Teatro Bruno Marques e o responsável pela Comunicação da instituição, Édson Luís Schaeffer, conduziu as atividades de integração. Com brincadeiras diversas, os participantes tiveram momentos de descontração e integração, reforçando a importância do trabalho em equipe. Após, os participantes puderam aproveitar para registrar sua participação junto ao cenário organizado pela arteterapeuta Maria Elaine Rosa Martins e equipe do Centro de Convivência com ajuda dos residentes.
A tarde iniciou com ginástica laboral ministrada pela educadora física Fabiana Kroth. Posteriormente, houve o ponto alto da programação: a palestra motivacional com o professor Jackson Pereira, de Taquari, que falou sobre o tema “Toda a equipe pode fazer a diferença”. Em suas falas, o professor oportunizou aos participantes momentos de reflexão, emoção e motivação.
O palestrante iniciou sua fala destacando que o todo é maior que a soma das partes quando se fala em equipes. “Dentro de um grupo existe o nós. Não importa o tamanho do seu talento se você é incapaz de fazer parte de um grupo. O coletivo é que dá suporte para o individual aparecer. Nunca diminua a importância do seu colega e do trabalho dele. Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema. Quem não sabe o que quer não percebe quando encontra”, afirmou.
Liderança também foi abordada por Pereira. Ele pontuou as qualidades que um líder precisa ter: honestidade (caráter), proatividade, bom exemplo, cuidado, compromisso, bom ouvinte, confiabilidade, tratar as pessoas com respeito, encorajar as pessoas, atitude positiva e entusiástica e gostar das pessoas. “Faça o seu melhor, pois apenas o possível pode não ser suficiente”, observou.
O palestrante ainda fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na Pella Bethânia. “Vocês têm a oportunidade de entregar aos residentes, todos os dias, aquilo que em algum momento fez falta a eles. O amor faz toda a diferença. O amor encoraja à superação de dificuldades. Eles podem até não expressar, mas tenho certeza que eles, todos os dias, aguardam ansiosamente a chegada de vocês. A vida não é o que você junta, mas sim o que você espalha”, sublinhou.
Durante a tarde ainda foi servido um lanche especial preparado pela equipe da cozinha, com suporte da equipe de infraestrutura. Ao final, ainda houve um momento de integração na entrega dos certificados de participação.
A coordenadora de Recursos Humanos, Janaína Martin, ressaltou que a Jornada de Capacitação e Integração, realizada anualmente, é um momento ímpar para a instituição. “É o momento em que cuidamos de quem cuida, ou seja, oportunizamos conhecimento e integração entre a equipe que tão bem cuida das pessoas que acolhemos. Também é o momento de dar uma pausa na rotina diária e, além do conhecimento, ter momentos de integração e diversão entre os colegas. Gratidão a todos que participaram e que tornaram esta jornada possível”, afirmou.
O coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, pontuou que a Jornada vai ao encontro do que o mercado de trabalho quer, isto é, profissionais capacitados. “A Jornada é um momento de preparação, formação e capacitação dos trabalhadores da Pella Bethânia. Essa capacitação não é somente importante para dentro da instituição, mas será sempre útil, independente do lugar que se for trabalhar. A Jornada é o aperfeiçoamento das habilidades, oportunizando o crescimento profissional e pessoal dos participantes”, sublinhou.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer