Na terça-feira, dia 19 de novembro, a instituição de longa permanência mais antiga do sul do Brasil, a Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari, completou 132 anos de amor e cuidado especializado ao próximo. Atualmente, acolhe 145 pessoas idosas ou com deficiência acima de 18 anos em nove casas-lares, recebendo atenção e cuidado profissional de 120 trabalhadores, nas mais diversas áreas da saúde, assistência social e educação.
Para marcar a passagem da data, os colaboradores da instituição tiveram um breve momento de celebração durante o intervalo do almoço, com direito à sobremesa especial. Os residentes, da mesma forma, tiveram a sobremesa servida durante suas refeições e debateram sobre a data nas diversas oficinas semanais.
O coordenador geral da instituição, Dério Milke, afirma que, 132 anos após, o legado de dos fundadores continua vivo. “Como é bom saber que a gente faz parte desta história. Não são todas as instituições que completam 132 anos de história. São 132 anos buscando cuidar das pessoas, com profissionais capacitados, mas mantendo a essência de amor e cuidado. Um trabalho que vai além, pois aqui são estabelecidas relações de cumplicidade, de amizade, de família. Uma troca mútua de carinho, que na vida dos residentes faz uma diferença inigualável”, sublinha.
História mantida viva
A história da Pella Bethânia começa com visionário pastor itinerante Michael Haetinger, que em suas andanças pelo Rio Grande do Sul começa a observar muitas crianças de imigrantes alemães recém-imigrados ao Brasil órfãs, além de viúvas e pessoas com deficiência desamparadas. Assim, ele une forças com mais dois colegas pastores e adquire uma área de terras da antiga Fazenda Barros, às margens do Rio Taquari, no município que leva o mesmo nome do manancial.
Em 19 de novembro de 1892, Haetinger e sua família chegam às terras recém-adquiridas e dão início à história da Pella Bethânia. Dia após dia, desafios são superados e vidas são transformadas para melhor. Essência que permanece até hoje norteia o trabalho dos 130 trabalhadores da instituição. Uma instituição centenária que foi se adequando ao seu tempo, mas sem abrir mão de suas raízes.
E, hoje, Pella Bethânia é a instituição de longa permanência mais antiga do sul do Brasil em atividade. Por meio do atendimento e acolhimento especializado e humanizado, resgata em seus residentes e suas residentes a alegria de viver, além de oportunizar qualidade de vida e estimular a autonomia.
Semanalmente, a instituição oferece inúmeras oficinas culturais e de aprendizagem, estimulando a autonomia e oportunizando mais qualidade de vida e vida digna às pessoas acolhidas. Além disso, conta com profissionais de saúde diariamente, além de outras áreas, que juntos, compõem uma equipe multidisciplinar que está atenta às necessidades de cada residente.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer